Ilustração paresenta uma mulher sentada e encolhida, com a sombra de uma pessoa atrás dela, retratando a violência psicológica.

A violência psicológica é silenciosa, pois muitas vezes é considerada como uma atitude comum, confundida com impulsividade e disfarçada de não intencional. Dessa forma, é o tipo de violência mais difícil de se identificar.

O agressor tem como objetivo deixar a pessoa emocionalmente fragilizada, se utilizando de xingamentos, ameaças muitas vezes veladas, menosprezando e ridicularizando a vítima, causando danos na autoestima e no bem-estar da pessoa agredida.

Além disso, é cometida por pessoas próximas, que fazem parte da rede de convívio da vítima, seja no ambiente social, conjugal, familiar ou profissional.

Como reconhecer que você está passando por essa situação?

Você cria justificativas para os comportamentos abusivos do seu agressor?

  • Você está sempre pedindo desculpas, mesmo quando não há motivos?
  • Sente-se confuso e culpado?
  • Sente que costumava ser uma pessoa diferente?
  • Não entende por que não está mais feliz, mesmo quando coisas boas estão acontecendo em sua volta?

Fique atento a esses sinais! E se notar que está passando por alguma dessas situações, busque ajuda!

Para saber mais, acesse esse link.

Adriana Furer Barreto

CRP 06/81265

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela mesma universidade. Especialização em Psicologia Hospitalar e Terapia Cognitivo-Comportamental e Formação em Terapia Cognitivo- Comportamental da Infância e Adolescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *