Ilustração de uma mulher pensando. Ao lado dela tem dois balões de pensamento, representando os pensamentos repetitivos do transtorno obsessivo compulsivo

Pensamentos repetitivos também podem ser sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Antes de mais nada, é preciso explicar a diferença entre pensamentos que externam preocupação ou medo e aqueles repetitivos, que têm relação com a obsessividade e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

No primeiro caso, é comum que, em algum momento da vida, todo e qualquer indivíduo apresente pensamentos intrusivos, que externam sua preocupação ou medo diante de situações cotidianas, como medo de ficar doente, preocupação com um ente querido ou com o trabalho.

No caso do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), os pensamentos passam a ocorrer com maior frequência, desencadeando extrema ansiedade, medo e compulsões que interferem nas atividades e rotina diária do indivíduo, tomando seu tempo e até mesmo impactando compromissos estabelecidos.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma aliada no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), uma vez que trabalha o foco do problema por meio de exercícios, tarefas e técnicas que auxiliam o paciente a identificar suas obsessões e compulsões, trabalhando esses pontos para uma melhora gradual.

Saiba mais sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo neste link: https://www.nucleode-stress.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *