Pensamentos repetitivos também podem ser sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Antes de mais nada, é preciso explicar a diferença entre pensamentos que externam preocupação ou medo e aqueles repetitivos, que têm relação com a obsessividade e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
No primeiro caso, é comum que, em algum momento da vida, todo e qualquer indivíduo apresente pensamentos intrusivos, que externam sua preocupação ou medo diante de situações cotidianas, como medo de ficar doente, preocupação com um ente querido ou com o trabalho.
No caso do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), os pensamentos passam a ocorrer com maior frequência, desencadeando extrema ansiedade, medo e compulsões que interferem nas atividades e rotina diária do indivíduo, tomando seu tempo e até mesmo impactando compromissos estabelecidos.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma aliada no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), uma vez que trabalha o foco do problema por meio de exercícios, tarefas e técnicas que auxiliam o paciente a identificar suas obsessões e compulsões, trabalhando esses pontos para uma melhora gradual.
Saiba mais sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo neste link: https://www.nucleode-stress.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971