As medidas de distanciamento e isolamento social para conter a propagação do vírus COVID-19 levaram muitas pessoas a experimentarem mudanças em suas rotinas diárias. Mas, para pessoas com transtorno bipolar, este é um desafio particularmente relevante.
Isso porque, embora os sintomas do transtorno bipolar (humor deprimido ou elevação do humor) possam ser ativados sem nenhum fator externo claramente identificado, também sabemos que esta condição é fortemente reativa ao estresse.
Mas, algumas medidas podem ajudar a minimizar os impactos desta quarentena na vida de pessoas com transtorno bipolar. A primeira e mais importante é manter uma rotina durante o isolamento. Ou seja, mesmo que de forma remota, o acompanhamento com o terapeuta e o uso das medicações prescritas deve continuar.
Além disso, criar um cronograma de atividades diárias para estar envolvido em diferentes atividades em horários designados é essencial para criar uma estrutura de programação a ser seguida. Esta é uma abordagem eficaz para gerenciar o tempo sem deixar para fazer escolhas de acordo com o humor ou a preferência que possa ter no momento.
Estas são medidas simples, mas fundamentais para o paciente com transtorno bipolar.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971