ilustração de uma mulher com as mãos na cabeça demonstrando sinais de adoecimento mental

30% da população das Américas teve ou terá algum tipo de transtorno mental. Essa é uma estatística da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas como identificar os sintomas do adoecimento mental e saber quando é hora de procurar ajuda?

Se você apresenta alguns sintomas físicos, emocionais e mentais a seguir, fique atento e busque acompanhamento profissional. Cansaço excessivo, irritabilidade, inquietação, falta de concentração, falta de paciência, alterações de sono para mais ou para menos e de apetite, abusos de álcool, drogas ou medicamentos, taquicardia e dores no peito, além de dores no corpo – como as tensões musculares, lombalgias e dores de cabeça – e problemas digestivos podem ser sinais de adoecimento psicológico como depressão, ansiedade, síndrome de burnout, entre outros.

É possível tratar estes transtornos e recuperar a sua saúde mental. Para isso, é necessária uma avaliação psicológica, para então direcionar o tratamento psicoterápico mais adequado. Em alguns casos, além da psicoterapia, é preciso associar o acompanhamento psiquiátrico.

Você observou em si mesmo alguns dos sintomas? É hora de se cuidar! Conhece alguém que talvez esteja precisando de ajuda? Compartilhe esse texto com ela.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *