Ilustração de um homem em uma plataforma suspensa por 4 balões vermelhos. Ele está com uma agulha nas mãos prestes a furar um dos balões, representando uma autossabotagem.

A síndrome do impostor é uma condição psicológica muito recorrente. Ela ocorre quando o indivíduo tem crenças distorcidas sobre si e sua capacidade, que o levam a acreditar que não é merecedor de suas realizações, adotando um padrão de comportamento que prejudica suas conquistas, chamado autossabotagem.

Isso aparece em diversos aspectos da vida e faz com que a pessoa tome atitudes que não são compatíveis com os seus objetivos, pelo contrário, normalmente vão na contramão desses. Desse modo, o indivíduo acaba não chegando aonde deseja, o que confirma suas crenças distorcidas sobre si e sua capacidade, gerando um ciclo cada vez mais difícil de se quebrar.

Então, saber como driblar o comportamento de autossabotagem é essencial para a estabilidade e desenvolvimento de todas as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor.

Conheça algumas dicas que vão te ajudar nessa missão:

  • Entenda que você não está sozinho! Converse com amigos e familiares sobre o que você está sentindo, eles vão te apoiar;
  • Reconheça o seu valor. Por isso, sempre que obter uma nova conquista, anote-a!
  • Converse com seus colegas e supervisores para conhecer seus pontos fortes e os pontos que você pode melhorar. É essencial que você também aceite suas fragilidades;
  • Procure um especialista! A psicoterapia é um ótimo espaço para expressar seus sentimentos, frustrações e fragilidades.

Adriana Furer Barreto
CRP 06/81265
Psicóloga. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Psicologia Hospitalar e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *