Ilustração de um casal estressado. Eles estão bravos e de costas um para o outro.

Lidar com o estresse diário não é fácil, a correria do dia a dia e a alta quantidade de informações que precisamos encarar diariamente contribuem para que essa tarefa se torne cada vez mais complicada.

Entretanto, mesmo que seja difícil, precisamos encontrar maneiras de combatê-lo. Já que essa condição pode ocasionar complicações em nossa saúde, em nossas interações sociais e até em nossos relacionamentos, acredita?!

Por esse motivo, reconhecer quando o estresse está influenciando sua relação é extremamente importante para manter um relacionamento saudável.

Mas, como saber que isso está acontecendo?

Existem alguns sinais que indicam essa situação. Entre eles estão:

  • A diminuição da intimidade entre o casal. Quando o nível de estresse está muito alto, é comum que a intimidade entre o casal diminua. Assim, com o tempo, ela acaba se tornando nula;
  • O aumento dos ruídos e de problemas na comunicação. A comunicação é um dos pilares para um relacionamento saudável. Entretanto, ao enfrentar momentos de estresse muitas pessoas renunciam ao diálogo e passam a não conversar com o parceiro. Esse comportamento vai prejudicando a convivência do casal e destruindo aos poucos a relação;
  • Aspectos simples passam a ser inaceitáveis. A irritabilidade, causada pela exaustão pode ser motivo para muitas discussões. Isso porque, ela transforma aspectos que antes eram comuns e simples em questões intoleráveis e que causam muita chateação.

Então, é fundamental ficar atento aos detalhes! Caso você identifique algum desses comportamentos, é importante buscar maneiras para diminuir o estresse.

Por isso conversar com um profissional de psicoterapia será de extrema importância. Além disso, iniciar a terapia de casal pode te ajudar a fortalecer seu relacionamento e a melhorar a comunicação entre você e seu (a) parceiro (a).

Maria Claudia Esteves – CRP/SP: 06/105260

Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Coach de Relacionamento

Terapeuta de Casal e sexual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *