A ilustração apresenta um menina em frente ao espelho, com um balão de fala com um "X" e corações partidos ao redor de seu corpo. Representando assim, a insegurança.

A insegurança é um muito comum. Basicamente, ela pode ser definida como a sensação de incapacidade em enfrentar alguma situação ou até de inferioridade, que faz com que a pessoa passe a achar que não é digno, suficiente ou merecedor, além de sentir-se vulnerável.

Apesar de ser comum, a insegurança é capaz de prejudicar diversos aspectos da nossa vida. Esses pensamentos de incapacidade podem atrapalhar o seu dia a dia impedindo de realizar determinadas tarefas, manter relacionamentos e conquistar o que você deseja. Assim, prejudica a vida social, profissional e afetiva, gera ansiedade, medo, ciúmes e desconfiança.

Por isso, é extremamente importante ficar atento aos sinais que indicam insegurança, e analisar se eles estão interferindo na sua vida.

Então, como reconhecer que você está enfrentando essa situação?

  • Você acredita que tudo é sempre a sua culpa?
  • Que ninguém vai te amar?
  • Que não pode ser feliz?

Após identificar que está passando pela insegurança emocional, é hora de buscar auxílio de um especialista. Nesses casos, a psicoterapia te ajudará a reconhecer e enfrentar seus medos, de forma que você consiga sentir-se mais seguro e possa ter autoconfiança para encarar a vida e seguir em direção ao que é importante para você!

Para ler mais sobre o assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *