De tempos em tempos todo mundo pode se sentir triste. Um pouco mais, um pouco menos. Entretanto, quando a tristeza demora a passar, muitos se perguntam se estão com depressão.
Por isso é importante esclarecer que, apesar da depressão variar de pessoa para pessoa, alguns primeiros sinais e sintomas são mais comuns:
- Perda de interesse em atividades diárias. A pessoa não se importa mais com hobbies, passatempos, atividades sociais ou sexo, por exemplo;
- Mudanças no hábito do sono como insônia ou dormir demais;
- Irritabilidade extrema;
- Perda de energia. Sensação de fadiga, fisicamente esgotado;
- Dores repentinas. Um aumento nas queixas físicas, como dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares e dor de estômago.
Importante esclarecer mais um ponto que difere depressão de tristeza: a depressão muda consideravelmente a forma de pensar, sentir e agir no cotidiano. Além disso, é importante lembrar que todos os sinais mencionados podem sim fazer parte de um período mais triste da vida.
A diferença está na quantidade de sintomas que existem, na intensidade e por quanto tempo duram. Por isso busque ajuda psicológica para diagnóstico e tratamento corretos.
ㅤ
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971
Saiba mais sobre depressão clicando aqui: https://www.nucleode-stress.com.br/depressao/