Ilustração de um homem sentado ao chão, com semblante triste. À sua frente tem uma mulher oferecendo sua mão como ajuda e um balão onde se lê a frase: “sua vida importa”.

Quando falamos sobre suicídio, automaticamente relacionamo-os à depressão. No entanto, esse é apenas um dos transtornos que podem desencadear este ato.

Dentre outros relacionados às causas do suicídio, podem estar o Transtorno Afetivo Bipolar (tanto na fase depressiva quanto na fase maníaca, onde o indivíduo pode se colocar em situações de risco), transtornos relacionados ao uso de álcool e substâncias químicas, esquizofrenia e transtornos de personalidade (como o Borderline).

Para diminuir os riscos de suicídio nestes indivíduos, é de suma importância o diagnóstico e tratamento corretos.

Para quem convive com pessoas nessas situações, é necessário ouvi-las sem julgamento e incentivar a busca por ajuda profissional.

Por isso, fique atento aos discursos de tristeza e ou raiva profunda e desesperança, comportamento autodestrutivo, quando a pessoa acha que está sendo perseguida, isolamento social e outros sintomas que possam identificar um sofrimento psicológico intenso.

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *