A crise de ansiedade é um dos sintomas mais comuns do Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG). No entanto, poucas pessoas conseguem identificar seus sinais, dificultando a busca por maneiras eficientes de se acalmar e evitar que a crise se agrave.
Aqui você encontra 6 destes sinais. Confira e, caso identifique-se com eles, procure ajuda:
- Preocupação e medo excessivo: é como se você soubesse que algo de ruim vai te acontecer a qualquer momento ou que algo que você desconhece te ameaçasse constantemente. O corpo fica em estado de alerta.
- Falta de ar: a respiração passa a ficar mais ofegante. Você pode notá-la alguns dias antes da crise e quando ela chega, essa sensação atinge seu nível máximo.
- Insônia: você não consegue parar de pensar nas situações que podem acontecer e, consequentemente, não consegue relaxar e adormecer.
- Falta de concentração: a cobrança excessiva (por pressão externa ou interna) impede que você se concentre nas tarefas do dia a dia, além dos prejuízos causados pelas noites mal dormidas.
- Sintomas físicos: fadiga, calafrios, vertigem e formigamentos são bastante comuns em pessoas com transtorno de ansiedade.
- Você só pensa no futuro: a pessoa com crise de ansiedade não consegue viver o presente. Está sempre pensando nas possibilidades futuras.
Saiba mais sobre ansiedade: https://www.nucleode-stress.com.br/ansiedade/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971