Ilustração de uma mulher sentada em cubo com a cabeça entre os joelhos demonstrando tristeza. à sua frente tem um gato olhando para ela

Há quem pense que evitar a tristeza seja o melhor jeito de lidar com ela. No entanto, essa atitude pode prejudicar sua saúde física e mental.

Ao ignorar a tristeza, passamos por cima dos nossos próprios limites. Acumulando esses sentimentos, a mágoa e o ressentimento geram mais estresse, contribuindo para o surgimento de outros transtornos , como depressão e ansiedade, além de doenças físicas – intensificando uma condição preexistente ou favorecendo o desenvolvimento de outras.

É importante reconhecer a tristeza, identificar sua origem e trabalhar internamente a aceitação desta emoção e identificar os motivos pelos quais ela se estabeleceu.

A partir do autoconhecimento é possível lidar melhor com os momentos de tristeza, retomando a a direção para o que importa na vida, mais rapidamente.

Nem sempre se consegue lidar com esse sentimento sozinho. Para estes casos, é fundamental lançar mão de ferramentas terapêuticas. Se este for o seu caso, busque ajuda profissional!

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *