Ilustração de uma mulher com as mãos na cabeça e semblante depressivo. Ao lado dela há ilustrações de muitas caixas de diálogos

O apoio de amigos e familiares, muitas vezes, impacta positivamente no tratamento da depressão. Porém, é comum que as pessoas não saibam como reagir e digam algumas frases que, sem querer, podem atrapalhar. Confira algumas das frases que você não deve dizer a uma pessoa com depressão:

“Mas fulano está em situação pior do que você” – Ainda que seja um gesto bem-intencionado, a comparação não oferece empatia. Muitas vezes, a depressão não é causada por fatores externos.

“Olhe pelo lado bom” – Não é que a pessoa não se esforce para ser otimista, ela simplesmente não consegue ter uma visão positiva das situações.

“O que tem de errado com você?” – Essa pergunta deslegitima o transtorno depressivo e sugere que os sintomas são causados por comportamentos próprios, como se a pessoa fosse culpada por isso.

“Saia dessa, siga em frente” – A depressão é um transtorno complexo e que exige acompanhamento profissional, por isso, nem sempre depende de um simples esforço para ser ignorado.

Lembre-se: A melhor saída para evitar situações constrangedoras é mostrar empatia. Não julgue ou subestime sua condição. Coloque-se à disposição para ouvi-la, abrindo espaço para que a pessoa com depressão se sinta compreendida e acolhida. Caso ela ainda não faça um acompanhamento profissional, recomende ajuda especializada.

Saiba mais sobre depressão: https://www.nucleode-stress.com.br/depressao/

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *