A ilustração apresenta um menino sentado em frente ao espelho, com um "X" acima de sua cabeça. A imagem retrata o tema sobre o transtorno dismórfico corporal.

Com a exposição excessiva dos padrões impostos pela mídia e pela sociedade, os casos de Transtorno Dismórfico Corporal se tornaram mais frequentes, principalmente quando falamos de adolescentes e jovens adultos.

Mas, o que é Transtorno Dismórfico Corporal?

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno que tem como característica a preocupação obsessiva com a aparência, com partes específicas do corpo ou com o corpo todo, enxargando defeitos imaginários ou detalhes específicos supervalorizados. Quem sofre com esse quadro apresenta uma visão deturpada e exageradamente negativa sobre si, ainda que todas as evidências provem o contrário.

Essa condição é responsável por afetar a rotina, fazendo com que deixe de realizar atividades sociais e até mesmo estudar ou trabalhar por ter vergonha do próprio corpo. Pode desencadear quadros de ansiedade ou depressão.

E como reconhecer esse transtorno? Os principais sintomas são:

  • Isolamento social;
  • Procedimentos estéticos, cirúrgicos , uso de suplementos, hormônios e atividade física excessivos para corrigir o pequeno “defeito” imaginado ou não;
  • Uso de roupas ou itens que escondam o corpo.

Nesse caso, contar com o psicólogo fundamental! Com o tratamento a pessoa passa ter a real percepção de si mesma e auto aceitação.

Para saber mais sobre o assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *