ilustração de uma mulher de lado, com as mãos tapando o rosto. Ao redor da cabeça há ícones de dúvidas, furacões e três pontos em caixas de diálogo, demonstrando sinais de estresse

O transtorno de estresse agudo é caracterizado por alterações emocionais, físicas e cognitivas que podem surgir após uma situação extrema, ameaçadora ou estressante, como a morte de um ente querido, um acidente, entre outras situações.

Dentre as alterações físicas que a pessoa sob uma crise de estresse agudo pode apresentar estão sintomas como taquicardia, alteração da pressão arterial, boca seca e contrações musculares, acompanhada de sintomas cognitivos e emocionais como angústia, sensação de morte, medo, ansiedade, insegurança, impotência e tristeza.

Além disso, a pessoa pode apresentar sintomas dissociativos, como a despersonificação (uma sensação de estranheza do próprio corpo) e desrealização ( sensação de estranheza em relação ao ambiente em que vive/está, como se estivesse em um sonho ou, ainda, de que o tempo está acelerado ou diminuído).

O tratamento do transtorno de estresse agudo varia de pessoa para pessoa e pode incluir ou não o suporte médico psiquiátrico associado à psicoterapia quando o paciente necessita de intervenção medicamentosa. Na maioria dos casos, a psicoterapia oferece um bom acolhimento e tratamento.

Saiba tudo sobre estresse: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/

Regina B. B. Montelli – Psicóloga

CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *