Com certeza você já ouviu falar sobre a masculinidade tóxica. Mas, você sabe o que esse significa?
A masculinidade tóxica é um conjunto características estereotipadas que a sociedade atribui ao sexo masculino. Características que são responsáveis por prejudicar aspectos como confiança, convívio em sociedade, relacionamentos e, principalmente, saúde mental.
Tradicionalmente, desde que são pequenos, os homens são educados para evitarem demonstrações de sentimentos, apresentarem comportamentos agressivos e valorizarem a força física, a hipercompetitividade e a dominação.
Como consequência eles podem se tornar retraídos, sem uma rede de apoio e com convicções que podem prejudicar a sua saúde mental e afetar diretamente o seu controle emocional. Além disso, muitas vezes, podem se tornar intolerantes e preconceituosos.
Nesses casos, o apoio da psicoterapia é extremamente importante para os homens que nascem e crescem neste ambiente tóxico. Nela, realizamos um trabalho minucioso e assertivo, de desconstrução do estereótipo e valorização dos sentimentos , direcionando também a clarificar os valores pessoais reais. Caso essa masculinidade tóxica prejudique os aspectos de sua vida, procure um especialista e comece e o tratamento o mais rápido possível!
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971