Ilustração de uma mulher com um emaranhado de fios sobre a cabeça. Ela demonstra ansiedade.

O Brasil é o país com o maior índice de pessoas com ansiedade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados da entidade revelam que cerca de 9,3% da população sofrem com os sinais e sintomas deste transtorno.

Mas, o que é mito e o que é verdade acerca da ansiedade? Veja a seguir:

Ansiedade boa existe? Verdade: Quando ela nos leva a uma expectativa positiva, como o nascimento de um filho, a chegada de um casamento ou um novo emprego. A ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que nos mantém vigilantes e atentos, auxiliando na nossa proteção e que nos move em direção a resolução das situações. Ao correr atrás dos nossos objetivos, o fazemos porque a ansiedade nos motiva.

É melhor evitar situações que geram ansiedade. Mito: Na maioria das vezes essa não é a melhor solução. O ideal é desenvolver recursos para lidar com a ansiedade da melhor maneira possível.

Uma vez ansioso, sempre ansioso. Mito: É possível tratar a ansiedade, e uma das opções é por meio da psicoterapia, que irá trabalhar o autoconhecimento e a autoconfiança.

Técnicas ajudam a diminuir a ansiedade. Verdade: Algumas técnicas de respiração e meditação podem ajudar a diminuir a ansiedade, aliviando seus sintomas físicos e mentais. No entanto, é importante ressaltar que caso o quadro seja persistente, o apoio profissional é fundamental e indispensável.

Saiba mais sobre ansiedade: https://www.nucleode-stress.com.br/ansiedade/

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *