A pandemia de Coronavírus trouxe grandes mudanças e interrupções em quase todos os aspectos da vida diária. Com informações e diretrizes mudando o tempo todo, é fácil sentir-se mais irritado por conta do estresse e das nossas ansiedades. E esta é a combinação perfeita para a falta de paciência e compreensão com aqueles que convivemos.
Por isso, é importante praticar a empatia durante esse período, não apenas para os outros, mas para com você também. Isso certamente irá te ajudar a se sentir menos solitário e mais conectado. E como fazer isso?
- Aceite que do mesmo jeito que a pandemia afetou sua vida, também afetou a de todo mundo. Porém, pessoas podem lidar de maneiras diferentes com esta crise e está tudo bem. Seja generoso e releve sem julgar o outro;
- Não leve nada para o lado pessoal. Ás vezes uma resposta mais ríspida diz mais sobre o humor da pessoa no momento do que com você exatamente. Lembre-se: todos lidam com o estresse, a ansiedade e o medo de maneira diferente. Dê uma folga e pratique a compaixão;
- Evite criticar. De modo geral, é mais fácil criticar os outros sem nos esforçarmos para entender como a situação e as experiências deles estão afetando suas escolhas.
Por fim, embora você não possa controlar como os outros se comportam, você pode controlar suas próprias ações e fazer sua parte. Seja mais gentil com você e com os outros, principalmente em um momento de crise, como este que estamos passando.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971