Foto de uma jovem sentada. à sua frete tem um caderno e um computador. Uma das mãos está apoiando a testa e segurando os óculos. o semblante é de dor crônica

Aproximadamente 1/4 da população mundial sofre de dor crônica, segundo a Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED).

Quem convive com a dor sabe que em determinados momentos ela ocupa quase que totalmente a vida – todos os cuidados e as prioridades estão voltados ao problema, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar.

Tratar a dor crônica é um desafio, pois envolve aspectos biológicos, neuroquímicos, emocionais, psicossociais e socioculturais. O impacto para o paciente é significativo e importante, podendo envolver perdas sociais, familiares e profissionais.

É muito importante a presença de um Psicólogo no tratamento da dor crônica. Através da Terapia de Aceitação e Compromisso é possível melhorar a qualidade de vida do paciente, possibilitando mudanças comportamentais importantes, como a busca por atividades prazerosas, a identificação dos propósitos de vida, o relacionamento com pessoas importantes no círculo social, e um sentido maior para tudo.

E progressivamente, através do contato mais saudável com os próprios pensamentos, sentimentos, memórias e sensações físicas, o paciente sente-se mais preparado para lidar emocional e fisicamente com a dor.

Saiba mais sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso: https://www.nucleode-stress.com.br/aceitacao-e-compromisso/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *