ilustração de uma mulher sentada no chão sozinha, com a cabeça baixa, e acima de sua cabeça um balão em fundo verde com vários símbolos representando preocupações e estresse

Um dos principais efeitos de tanto tempo de isolamento social é o aumento do estresse. São diferentes fatores que contribuem para isso: as pessoas estão perdendo seus empregos, os pais são forçados a encontrar uma maneira de cuidar dos filhos, casa e trabalho em um único ambiente, problemas de relacionamento, risco de contrair o COVID-19, entre tantos outros.

Mas, será que no meio deste turbilhão é possível diminuir o estresse? Sim. Existem algumas maneiras que podem te ajudar a passar por este desafio de forma menos desgastante. Confira:
Primeiro, reserve um tempo para desacelerar. Deixe as notícias de lado, os compromissos não urgentes e dedique alguns minutos, ao menos, para relaxar. Abra a janela, respire profundamente e se dê o direito de não fazer nada.

Se possível, faça algum tipo de exercício. Nem que seja colocar sua música favorita e dançar na sala ou se exercitar de alguma forma. Outra dica é se manter conectado com amigos e familiares que te fazem bem, mesmo que seja através do ambiente digital.

Por fim, não deixe de buscar ajuda profissional se ficar difícil lidar com este novo cenário. Lembre-se: você não está sozinho(a).

Saiba mais sobre estresse: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *