Foto de um homem jovem com semblante psicopata. Ele se olha no espelho e na foto aparecem mais 4 imagens dele em círculo.

É comum acreditar que psicopatas são apenas aquelas pessoas que cometem crimes graves, mas, na verdade, existem vários graus de psicopatia – que pode acometer pessoas em qualquer padrão social.

O psicopata é aquela pessoa que não apresenta empatia, remorso ou culpa e que tende a ser impulsiva. -, é uma pessoa envolvente, cativante e , geralmente, bem articulada, que pode simular emoções que não tem para agradar suas potenciais vítimas, ou para fazer com que sintam culpa.

Para lidar melhor com esse perfil, é necessário tomar alguns cuidados, sendo uma das principais recomendações prestar mais atenção ao comportamento e atitudes dessa pessoa do que em suas palavras. Muitas vezes, uma reação – ou a falta dela – em uma situação, pode entregar sua real intenção. É importante, também, evitar o acesso dessa pessoa a informações sobre sua vida e que podem ser utilizadas contra você.

Ao conversar ou debater assuntos importantes com essa pessoa (como em um ambiente de trabalho, por exemplo), evite gerar confrontos evidentes.

Ao identificar um psicopata, procure se afastar do convívio dessa pessoa. E caso tenha dificuldades, procure ajuda profissional para sair de situações desfavoráveis causadas por ela.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *