Os transtornos mentais não escolhem idade, gênero ou classe social. De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com transtornos mentais em todo o mundo.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha revelou que mais da metade das pessoas ouvidas relataram que a pandemia de Covid-19 causou um impacto negativo em sua saúde. Além de agravar os quadros já existentes, foi possível observar o surgimento de novas doenças e uma maior limitação no acesso ao tratamento adequado dos transtornos mentais.
Neste Dia Mundial da Saúde Mental, países em consonância com a OMS buscam apoiar medidas que reforcem a ampliação do acesso à saúde mental adequado, com o objetivo de reduzir os danos causados pela pandemia. Em um momento em que toda a sociedade sente os efeitos do novo coronavírus, é preciso exercer a empatia para acolher às necessidades de cada indivíduo.
Um dos motivos pelos quais as pessoas negligenciam sua saúde mental é o fato de seus sentimentos e transtornos serem invalidados. Apatia, tristeza, ansiedade ou depressão não são “mimimi”, mas condições mentais que precisam de atenção e tratamento.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971