Foto de uma mulher de aproximadamente 50 anos, sentada em uma poltrona. Ela está com as mãos na testa e a cabeça baixo, demonstrando estar com depressão.

As mudanças hormonais causadas pela transição para a menopausa podem aumentar em até 70% os riscos de depressão.

Estudos, como o publicado em julho de 2020 na revista da Sociedade Norte-Americana da Menopausa (NAMS), revelam que a diminuição da produção de hormônios durante o climatério deixa mulheres mais propensas à depressão, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, tristeza, entre outras alterações.

Além disso, a depressão pode ser agravada por outros fatores ligados ao envelhecimento, como o avanço da idade e o medo da morte e mudanças nas relações familiares e sociais. Fase em que a mulher olha para tudo o que construiu e tem a oportunidade de decidir como quer viver dali em diante.

Esse é um momento que exige atenção de familiares e profissionais de saúde, sobre alguma alteração psicológica, para que orientem e auxiliem a mulher a encontrar atividades que possam devolver a ela o prazer de viver, a seguir uma rotina de alimentação equilibrada, bem como a prática de atividades físicas, associadas ao acompanhamento psicoterapêutico.

Saiba mais sobre depressão acessando este link: https://www.nucleode-stress.com.br/depressao/

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *