Não é raro ouvir relatos de ambientes de trabalho considerados tóxicos aos seus colaboradores. Muito disso ocorre em função do modelo de negócios perpetuado até hoje, que visa o alcance de metas e números que acabam por deixar de lado os seres humanos ali presentes, tornando-os insensíveis e prejudicando uns aos outros durante este processo. Ao cultivar ações que promovam a empatia e a gentileza entre os colaboradores, o custo-benefício se estende ao estreitamento das parcerias, favorecendo o alcance de melhores resultados profissionais e foco nas atividades da empresa.
Veja abaixo como cultivar relacionamentos sadios no ambiente de trabalho:
Ao chegar, cumprimente os colegas de trabalho. Parece simples, mas um sorriso ao cumprimentar as pessoas quando se chega ao local de trabalho podem mudar o comportamento dos colegas e clientes em relação a você durante o dia.
Pratique a empatia com quem erra (você e os outros). Todo mundo pode falhar. Ao reconhecer seus erros ou ao lidar com o colega que errou sem condenações, fica mais fácil corrigir de forma rápida e gentil. Aponte os acertos também!
Seja receptivo. Mostrar receptividade com gestos, postura e tom de voz impactam diretamente na motivação dos colegas de equipe e, consequentemente, na execução das tarefas.
Seja delicado no feedback. Ao apresentar um retorno sobre um erro de um colega ou da equipe, trabalhe o uso das palavras e indique ações que possam contribuir para a mudança do comportamento ou da situação.
Reconheça e agradeça aos esforços da equipe. Ainda que você não esteja em posição de liderança, essa ação auxilia a produtividade e promove uma melhor convivência entre os colegas de trabalho.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971