A quarentena pode ter impacto na saúde mental da população. O distanciamento social e a incerteza podem aumentar a ansiedade, o estresse, o medo afetando o bem-estar.

Por isso, é importante reconhecer as dificuldades e tentar se adaptar a uma nova rotina, mesmo diante dos desafios. A tecnologia é um grande aliado neste momento, sendo a principal ferramenta para nos aproximar do outro, inclusive para nos manter informados. Mas, lembre-se: excesso de informação também pode fazer mal.

Mexa seu corpo, não fique jogado no sofá o dia todo.

Além disso, se tem crianças pequenas e precisa continuar trabalhando em meio a tudo isso, tente encontrar uma rotina que funcione, planejando atividades que manterão todos ocupados. Crie uma programação diária, mas se permita também uma certa flexibilidade para conseguir chegar ao fim do dia bem, com momentos de relaxamento, incluindo atividades prazerosas no seu dia.

E o mais importante: não pare seu tratamento psicológico ou peça ajuda se for necessário. Diferentes ferramentas estão sendo utilizadas para auxiliar os pacientes neste momento, como o atendimento online.

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *