Coronavírus é tudo que alguém pode pensar e falar desde que foi declarada a pandemia. Sim, precisamos fazer a nossa parte para conter a transmissão do vírus e sem apertar o botão pânico.
Diferentes pesquisadores têm apontando o fato de que, apesar de ser altamente contagioso, a taxa de mortalidade geral de Covid-19 é de 2,3%. Além disso, a maioria dos casos fatais ocorreram em pessoas com mais de 60 anos e/ou com doenças pré-existentes, tais como doenças do coração, hipertensão e diabetes.
Portanto, mesmo com estimativas científicas de que o vírus que causa a COVID-19 possa contaminar aproximadamente 70% das pessoas em todo o mundo, é provável que muitas tenham doenças leves ou sejam assintomáticas. Ou seja, precisamos manter a serenidade.
Para isso, confiem em fontes seguras de informação, que não incentivem o medo e a catastrofização. Tomem todas as medidas de prevenção e sigam as orientações dos órgãos oficiais de Saúde. Não subestimem a doença e tenham em mente que o pânico não ajuda em nada. Inclua atividades que lhe fixem no momento presente e não em pensamentos que possam escalonar suas emoções.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971