mulher idosa colocando máscara de proteção no rosto

A pandemia de coronavírus alterou a maneira como vivemos, aumentando as incertezas, preocupação, ansiedade e depressão. A COVID-19 ocupa quase todas as manchetes e notícias. Empresas e estabelecimentos comerciais fechados e os especialistas em saúde desencorajam a saída de casa e o contato próximo com outras pessoas.
Você ou alguém que você conhece pode ter perdido o emprego, uma pessoa querida e preocupações financeiras podem estar aumentando. Dentro dessa nova realidade, você pode se sentir cada vez mais ansioso, desorientado, deprimido e sem esperança.

Os seres humanos confiam no contato social regular para prosperar e encontrar estabilidade nas rotinas diárias. O isolamento prolongado afeta negativamente o humor, aumentando a ansiedade e a tristeza. Porém, nos protege da pandemia.

Novas rotinas e novas formas de viver devem ser desenvolvidas. Você pode se perguntar como lidar com essas mudanças e como continuar vivendo uma vida gratificante sob as restrições que a pandemia impôs a todos nós. Você pode estar se sentindo isolado ou sozinho.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar a esclarecer quem você é e o que é mais importante para você, a fim de viver uma vida valiosa e gratificante. Você pode começar usando essa estratégia eficaz para descobrir e avançar em direção ao que é mais importante para você.

Defina seus valores nas áreas mais importantes. Para cada uma das seguintes áreas, considere seus valores: direções que você pode seguir em frente pelo resto da vida, em oposição a metas, específicas e que podem ser cumpridas. Por exemplo, seus valores relacionados à amizade podem envolver ser um amigo atencioso, honesto e responsável, em quem é possível confiar em momentos de dificuldade. Esses valores podem guiá-lo indefinidamente. São direções, e não um ponto final a ser alcançado. Não há respostas certas ou erradas.

Relações familiares: Que tipo de membro da família você gostaria de ser? Pode ser útil pensar nos membros da família que causaram impacto em você e o que você apreciou neles. Você gostaria de incorporar essas qualidades?

Relacionamentos amorosos: como você gostaria de ser? O que é importante para você no relacionamento e como seria o relacionamento ideal? Como você pode contribuir para criar essa parceria? Mesmo se você não estiver atualmente em um relacionamento amoroso, poderá começar a viver esses valores hoje.

Paternidade / maternidade: Você é pai ou mãe? Que tipo de pai você gostaria de ser? Imagine seu filho ou filhos descrevendo você. O que você gostaria que eles dissessem?

Amizades e relacionamentos sociais: Que tipo de amizade você gostaria de ter e como pode ajudar a construí-las? Que tipo de amigo você gostaria de ser? Pense em suas amizades mais importantes – como você descreveria esses amigos? O que tornou essas amizades especiais? O que significa para você ser um bom amigo?

Vida acadêmica / profissional: O que é importante para você, acadêmica ou profissionalmente, e como você gostaria de estar nessas funções? Que tipos de qualidades são importantes para você nesta área? Pense de maneira ampla – você não precisa ter um emprego ou estar na escola para valorizar suas qualidades profissionais, além de valorizar o aprendizado de todas as formas possíveis.

Espiritualidade: O que significa para você ser espiritual? Como essa área é importante para você?

Comunidade: pense em como você gostaria de contribuir com sua comunidade, sua sociedade e o mundo. O que significa ser um bom cidadão?

Recreação / lazer: como você gosta de passar o seu tempo livre e o que é importante sobre como passar esse tempo?

Saúde física e bem-estar: Como a saúde física e o bem-estar são importantes para você?
Pratique a autocompaixão. Ninguém é perfeito, e todos estamos fazendo o nosso melhor. Viver de forma consistente com seus valores é uma prática ao longo da vida.

Tome medidas hoje para viver consistentemente com seus valores. Para as áreas mais importantes para você, considere algumas etapas de ação que podem ser tomadas imediatamente para viver seus valores mais plenamente. Pense criativamente sobre como você pode continuar vivendo seus valores sob as atuais restrições da pandemia de coronavírus. Por exemplo, você pode sentar-se para uma refeição com a família ou amigos por meio de uma vídeo-chamada? Você pode ligar para entrar em contato com um ente querido com quem não falou recentemente? Se você estava acostumado a ir à academia, pode tentar se exercitar em casa usando vídeos on-line como um guia? Você pode conversar com outras pessoas sobre como elas foram impactadas? Você pode fazer um curso on-line gratuito, cozinhar ou adotar um novo hobby? Você pode fazer uma pequena doação?

Você pode viver seus valores tão plenamente quanto antes da pandemia de COVID-19, embora suas etapas de ação possam ser modificadas para se ajustarem às circunstâncias atuais. Tente dar um passo por dia durante a próxima semana, lembrando que cada passo, por menor que seja, é um passo em direção a viver seus valores. Viver seus valores pode ajudar a gerenciar sentimentos de ansiedade e depressão e melhorar a saúde mental em geral, mas se você estiver com dificuldades, poderá procurar a ajuda de um terapeuta. Clique aqui para obter mais informações sobre o tratamento cognitivo-comportamental de depressão e ansiedade.

Saiba mais sobre ansiedadehttps://www.nucleode-stress.com.br/ansiedade/

Saiba mais sobre depressãohttps://www.nucleode-stress.com.br/depressao/

Referênciahttp://cogbtherapy.com/cbt-blog/mental-health-and-covid-19-coronavirus?fbclid=IwAR0P2SemH0pUOBanht4SBKobEnA3E_nyQMxc8s7VZELDgznfphqnF90Mo4U

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *