Ficar em isolamento pode afetar negativamente nossa saúde mental, aumentando os níveis de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.
Por outro lado, algumas atitudes incorporadas ao seu dia-a-dia podem melhorar seu bem-estar emocional.
Algumas substâncias, como a dopamina, a serotonina, oxitocina e as endorfinas, consideradas neuroquímicos positivos, possuem um impacto significativo na motivação, na produtividade e no bem-estar, e para ativá-las é mais simples do que se imagina:
- A dopamina pode ser estimulada fazendo exercícios, dormindo bem e comemorando suas pequenas conquistas. Sim, para mantê-la ativa, divida seus grandes objetivos em pequenos pedaços, assim, toda vez que der um passo a mais para alcançar a sua meta, pode celebrar, criando uma espécie de pequenas linhas de chegada para a liberação frequente.
- A serotonina, também conhecida como substância do bem-estar e da serenidade, pode ser ativada através de uma alimentação saudável, do sono regular e da atidade física.
- Já o riso, juntamente com o exercício físico, é uma das maneiras mais fáceis de induzir a liberação de endorfina. Assistir a um filme de comédia, portanto, pode aumentar os níveis desta substância. Outra possibilidade é ingerir uma pequena quantidade de chocolate 70%.
- Por fim, a oxitocina, também conhecida como ‘’hormônio do carinho”, pode ser ativada pelo contato físico, como um abraço, quando praticamos boas ações, durante a amamentação e a meditação.
São pequenas atitudes, mas que fazem a verdadeira diferença na sua qualidade de vida.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971