Ilustração de uma mulher com as mãos na cabeça, olhando para baixo e semblante preocupado, como se estivesse com pensamento negativos incomodando

Aprender a gerenciar pensamentos negativos não quer dizer que eles serão eliminados, mas, na verdade, aprender a lidar melhor com eles e impedir que você deixe de agir diante de algumas situações. O primeiro passo é identificar esses pensamentos.

Ao identificá-los, analise quais efeitos eles têm sobre você (se te impedem de fazer determinada atividade, se geram medo, se você deixa de entregar um trabalho bem feito por insegurança, etc). Ao invés de tentar eliminá-los, busque não levá-los a sério e liberá-los. Para isso, procure algo que te ajude a expressar esses pensamentos negativos, por meio da escrita, da pintura ou algo que te faça focar no momento presente e relaxar.

Outra forma eficiente de lidar com os pensamentos negativos é com o apoio psicológico. Durante as sessões, é possível encontrar a origem destes pensamentos e lançar mão de ferramentas que auxiliem a agir em direção ao que importa, mesmo quando os sentimentos aversivos e pensamentos negativos surgirem.

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *