A incerteza financeira pode contribuir ou agravar quadros de estresse, prejudicando a saúde mental e física. O problema financeiro é uma realidade de muitos brasileiros e pode dificultar a capacidade de aprendizagem, atenção e memória, elevar os níveis de ansiedade, agravar quadros de depressão e aumentar o consumo de álcool e outras substâncias. É comum que a pessoa em situação de estresse crônico encontre mais dificuldades para lidar com a situação.
No entanto, algumas medidas podem ajudar a clarificar a mente e buscar soluções para o problema.
O primeiro passo é identificar as causas do endividamento. Aqui, vale observar que pode não ser simplesmente a falta de dinheiro. Transtornos do impulso, insegurança social, relacionamentos abusivos e até mesmo a falta de habilidade para gerir seus próprios recursos entram neste ponto.
Tenha um plano de ação. Se possível, busque apoio também em instituições que ofereçam soluções para resolver a sua situação. Seja com o gerente do banco ou em organizações que possam apoiar a organizar ou gerar renda.
Por fim e não menos importante, procure ajuda. O apoio psicoterapêutico pode ser um passo importante para ajudar no processo de autoconhecimento, além de diagnosticar e tratar transtornos mentais que possam contribuir para o quadro.
Falar sobre o assunto com pessoas de confiança e enfrentar a situação para que o problema não ganhe maiores proporções.
Saiba mais sobre estresse: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971