Foto de uma mulher sentada no chão, encolhida, com a cabeça entre os joelhos demonstrando desânimo

Isolamento social: no começo, todos pensavam que seria difícil, mas que seria por pouco tempo. Depois iniciou-se um processo de adaptação e o pensamento era de viver um dia de cada vez. Agora, sem saber quanto tempo ainda será necessário permanecer em isolamento, o desânimo pode estar tomando conta.

Certamente, isso está acontecendo com grande parte das pessoas. Mas, algumas ideias simples podem ajudar a lidar com as dificuldades e os sentimentos gerados pelo isolamento:

  • Use a tecnologia a seu favor: converse com familiares, amigos ou busque grupos de apoio.
  • Concentre-se na sua saúde: invista em uma alimentação saudável e hidrate-se corretamente. Busque se exercitar e meditar;
  • Tente fazer algo novo: aproveite para colocar em prática projetos que estão em sua lista de tarefas;
  • Limite o tempo de tela: programe alguns horários para não acessar celular, tablet ou computador. É importante manter-se informado durante este tempo, mas também é importante desconectar.

Por fim, busque ajuda especializada. Ter que lidar com o isolamento sozinho não é fácil.

A Terapia Cognitivo Comportamental auxilia o paciente a lidar com as emoções através de novas habilidades cognitivas (de pensamento) e comportamentais que permitem que situações novas e difíceis sejam enfrentadas de maneira construtiva.

Saiba mais sobre a Terapia Cognitivo Comportamental: https://www.nucleode-stress.com.br/cognitivo-comportamental/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *