O ciúme é um sentimento considerado natural e um pouco dele não faz mal a ninguém. Mas, de forma descontrolada, pode se tornar uma espécie de emoção destrutiva, afetando consideravelmente a vida de todos os envolvidos. Por isso, listamos abaixo algumas dicas de como lidar com o ciúme excessivo:
- Trabalhe sua autoaceitação. Quanto mais conhecer suas qualidades e limitações, terá mais capacidade de superar as frustações nos relacionamentos, afinal todos falhamos e tudo bem!
- Não se deixe consumir pelo ciúmes. Respire, analise a situação e seja razoável e sábio quando o ciúmes surgir;
- Aceite que não pode controlar o outro e confie em você mesmo;
- Expresse o ciúme suavemente. Converse de maneira madura sobre o que está causando o ciúmes, de forma respeitosa e sem exageros;
- Não compare. Cure as suas feridas de relacionamentos anteriores e nem acredite que o que aconteceu com algum conhecido irá ocorrer com você também.
Acredite na sua capacidade de construir relações saudáveis, bem como na sua capacidade de superar as frustrações. Pare de usar sua energia “vigiando” o comportamento do outro e invista em você mesmo!
Saiba mais sobre ciúme excessivo e problemas no relacionamento: https://www.nucleode-stress.com.br/problemas-nos-relacionamentos/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971