É muito comum que a pessoa que precisa de apoio psicológico tenha dificuldades em admitir ou até mesmo que não saiba reconhecer que necessita de ajuda. Nessas situações, familiares e amigos podem ter papel importante para incentivar alguém a buscar o tratamento adequado. Forçar a pessoa para que ela busque ajuda nem sempre é o caminho.
O primeiro passo deve ser tomado pelo indivíduo. É importante que quem deseja ajudar demonstre que entende o receio e a resistência da pessoa.
Converse abertamente sobre o assunto. Tenha paciência e deixe a pessoa livre para falar ou não sobre seus sentimentos e problemas. As coisas não mudam do dia para a noite, por isso é importante falar sobre o assunto com calma e sem julgamento. Busque trazer para a conversa informações sobre saúde mental, validadas por livros, matérias e profissionais que atuam na área.
Esteja disposto a ajudar a pessoa a lidar com suas tarefas. Muitas vezes, os transtornos psicológicos impedem a pessoa de realizar algumas tarefas – até mesmo aquelas consideradas mais simples.
Considere, também, incentivar essa pessoa a socializar, realizar atividades que gerem prazer e mudem, ainda que momentaneamente, o foco dos problemas. Isso pode ajudar a olhar as situações por outra perspectiva e incentivá-la a buscar ajuda profissional.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971