O primeiro passo para ajudar alguém em um relacionamento abusivo é saber identificar esse tipo de relação. Ela pode envolver violência física, sexual, financeira e psicológica. Esses últimos, por muitas vezes não deixarem marcas físicas, podem ser mais difíceis de serem identificadas pela vítima e por pessoas que convivem com ela.
Um relacionamento abusivo é marcado por algumas características, como maus-tratos, ciúmes intensos, comportamento controlador, atitudes desrespeitosas, críticas com o objetivo de diminuir ou ridicularizar o parceiro e violência física.
Identificar essas características e entender que todos possuem o direito de ser tratado com respeito e não ser ferido física ou emocionalmente por seu parceiro é o passo seguinte. À medida que estas etapas são percorridas, o indivíduo se conscientiza acerca do problema e pode buscar auxílio profissional. Neste momento, a psicoterapia oferece ferramentas que auxiliam a vítima a lidar com os traumas e encontrar meios de sair deste tipo de relação. A ajuda terapêutica pode, ainda, ser bastante útil para que o agressor aprenda a mudar seu próprio comportamento e passe a se relacionar de forma mais sadia com seus parceiros.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971