Nem sempre é fácil perceber que uma pessoa está chantageando você emocionalmente. Neste tipo de situação, geralmente, o chantagista – que pode ser um parceiro amoroso, um familiar ou um amigo- utiliza recursos para coagir a pessoa a agir em função de seus próprios interesses, levando você a abdicar de suas prioridades e até do seu bem-estar. Quem utiliza da chantagem emocional para conseguir o que quer faz isso estimulando emoções como o medo, a pena, o remorso, a culpa e a baixa autoestima de sua vítima.
Para identificar se você faz parte de um relacionamento baseado na chantagem emocional, comece analisando frases e comportamentos recorrentes da pessoa e observe se você se sente manipulado a ponto de fazer coisas que não gostaria.
Fique atento aos sinais como: ameaça de punição ou autopunição, vitimização ou recompensa condicionada (Se você fizer o que o chantagista deseja, ele retribui com um “agrado”).
Se você observar que suas opiniões e vontades são, frequentemente, desabonados ou se seu pedido negado é rebatido com ameaças de abandono, distanciamento ou rejeição, fique atento!
Vale lembrar que a chantagem emocional é caracterizada pela Lei Maria da Penha como um tipo de violência psicológica e, portanto, passível de denúncia. Caso sinta que está em um relacionamento desse tipo e não sabe como reagir, procure ajuda profissional.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971