Ilustração de uma mulher com os olhos fechados e semblante triste, como se estivesse de luto.

Lidar com perdas, rompimentos e com o fim de ciclos é sempre muito complicado. O processo de luto é delicado e se manifesta em cada pessoa de maneira diferente.

Entretanto, existem alguns sentimentos comuns nesse processo, entre eles estão a tristeza, a solidão e o desinteresse. Em alguns casos, a situação pode até acarretar transtornos como a ansiedade e a depressão.

Assim, contar com ajuda nesse momento é muito importante. E a psicoterapia durante o luto é fundamental para te ajudar a falar sobre seus pensamentos e sentimentos e, dessa maneira, proporcionar que esse processo seja vivenciado de forma saudável.

E como a psicoterapia do luto funciona?

Baseada na verbalização, a psicoterapia do luto visa ajudar o paciente a atravessar todas as fases do luto da melhor maneira possível. E com isso, auxilia a pessoa a atingir os estágios de aceitação e lidar com a dor e as lembranças , evitando assim que elas gerem um futuro bloqueio emocional e ajudando o paciente a reaprender a viver em sua nova realidade.

Essa abordagem é importante para evitar que os sentimentos causados pelo luto evoluam para uma condição mais séria.

Mas, lembre-se: as pessoas encaram este tipo de situação de formas distintas. Então é importante entender e respeitar o tempo e o comportamento individual de cada uma delas.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *