Foto de uma mulher sentada em um sofá com as duas mãos na cabeça e os olhos fechados, seu semblante é de estresse. Atrás dela tem uma árvore de Natal.

Com a aproximação do fim de ano, aumenta também a pressão diante das expectativas relacionadas às entregas no trabalho, metas pessoais que não foram cumpridas, as obrigações das compras de Natal e Ano Novo e toda a dinâmica familiar e social que as festas envolvem. No entanto, é possível amenizar o estresse causado por essas situações com algumas medidas simples, mas comprovadamente eficazes.

A primeira delas é evitar se cobrar excessivamente. Muitas cobranças e perfeccionismo exagerado aumentam o estresse e as chances de frustração. Além disso, busque manter uma rotina. A organização e uma rotina simples ajudam a superar o estado de tensão mental causado pela sobrecarga das atividades. Colocar as situações sob outras perspectivas também é positivo e ajuda a encontrar motivação para concluir as tarefas necessárias com mais leveza.

No caso de metas que não foram cumpridas e que ainda estejam no seu radar de realizações, busque se planejar: procure elencar as atividades e passos necessários para alcançar seus objetivos, se terá que contar com a ajuda de outras pessoas e não tenha medo de reavaliar cada etapa sempre que necessário.

Ao perceber que o estresse afeta sua saúde física e mental, conte com auxílio especializado. A psicoterapia possui ferramentas para auxiliá-lo a lidar com essas situações.

Saiba mais sobre o estresse: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *