Você sabe como agir diante de uma explosão de raiva?
Esse tipo de reação agressiva pode caracterizar o transtorno explosivo intermitente, relacionado à impulsividade e que deve servir de alerta, portanto, para fatores de risco como manias e depressão. Por isso, é importante que a pessoa com comportamento agressivo e explosivo seja avaliada por um profissional de saúde mental.
A psicoterapia Cognitivo Comportamental é uma alternativa para o tratamento. Por meio dela, é possível que a pessoa identifique os primeiros sinais de que a raiva está surgindo e saiba quais mecanismos utilizar para controlá-la.
Algumas ações práticas auxiliam a controlar a explosão de raiva, como técnicas de respiração, identificar pensamentos distorcidos e ações para desviar a atenção da agressividade.
A longo prazo, a prática de atividades físicas – já que os exercícios liberam hormônios que promovem o bem-estar, como a serotonina e endorfina.
Procurar entender os gatilhos para as reações de raiva e pensar em meios de lidar com eles para não chegar a agir de maneira agressiva também é necessário. O acompanhamento com médico psiquiatra é importante.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971