Quem convive com alguém que sofre de depressão sabe das dificuldades para tentar ajudar sem negligenciar as próprias necessidades. Apoio e encorajamento desempenham um papel importante na recuperação das pessoas que sofrem com este distúrbio. Mas como fazer isso de forma mais adequada, mantendo o próprio equilíbrio emocional?
Primeiramente é preciso ter em mente que a depressão não é fingimento, sendo um distúrbio grave, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas que é tratável. Entretanto é preciso de ajuda especializada para conseguir uma melhora significativa nos sintomas. Por isso se informe sobre os tratamentos disponíveis para depressão e encoraje a pessoa a buscar este auxílio e a manter o cronograma de todo tratamento indicado.
Tenha paciência. Lembre-se que mesmo realizando todo o tratamento prescrito, a recuperação da depressão pode ser lenta, não acontecendo imediatamente.
Seja o exemplo. Incentive a pessoa com depressão a ter um estilo de vida mais saudável, praticar exercício, manter uma perspectiva positiva e sendo o apoio necessário nos momentos mais difíceis.
Cuide do outro, mas não deixe de olhar para você também. Lidar com pessoas depressivas pode ser exaustivo. Reserve algum tempo para fazer atividades que lhe dão prazer, busque grupos de apoio e, se possível, faça terapia. Estas são algumas ferramentas que podem te ajudar a entender melhor esta doença, bem como a agir mais adequadamente diante dela.
Saiba mais sobre depressão: https://www.nucleode-stress.com.br/depressao/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971