Quando falamos em estresse precisamos levar em conta que ele não é propriamente uma doença a ser tratada, mas um facilitador para que se desenvolvam doenças às quais o indivíduo esteja predisposto.
O manejo do estresse constitui-se em ensinar à pessoa formas de lidar melhor com ele e evitar que se torne excessivo e prejudique sua saúde, assim como sua vida em geral.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) trabalha, principalmente, na identificação de padrões de comportamento, pensamento, hábitos e crenças de um paciente, com o objetivo de modificar suas percepções sobre os acontecimentos e experiências vividas de forma realista, por meio de técnicas, resultando em uma flexibilidade de comportamento.
Com o tempo, o paciente adquire sua autonomia, pois aprende a lidar com suas questões por conta própria, a partir de uma reestruturação cognitiva e comportamental que começa a ser construída nas sessões de terapia.
A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar no manejo e controle do estresse, a partir de diferentes técnicas, como o aumento da percepção e consciência dos fatores que desencadeiam o estresse, a revisão de hábitos que visa a interrompê-los com uma resposta mais adequada, exercícios de respiração, relaxamento e ferramentas cognitivas para reconhecimento e controle das emoções.
Saiba mais sobre estresse acessando este link: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/
Marina Reis Tebar
CRP 06/101325
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Formação em Terapia Racional Emotiva Comportamental, Pós-Graduação em Neuropsicologia e Psicopedagogia e cursos de extensão nas áreas de Dependência Química e Tecnológica e Transtornos de Personalidade.