A ilustração apresenta uma mulher sentada em frente a mesa e computador, com mãos no rosto, deprimida e cercada de papéis de trabalho, retratando assim a ansiedade.

A insegurança causada pela COVID-19 afetou a saúde mental de muitas pessoas pelo mundo. Agora, com o relaxamento das medidas de segurança sanitária e o retorno do trabalho presencial, sintomas do transtorno de ansiedade podem ser muito comuns entre os trabalhadores.

E como lidar com esses sintomas e superar a insegurança que o retorno ao trabalho presencial traz? Confira algumas dicas!

  • Concentre-se nos seus relacionamentos: a construção de relacionamentos no local de trabalho que te permitam conversar sobre todos os tipos de assuntos é muito importante. Compartilhe suas inseguranças e se divirta com os seus colegas. Todos estão no mesmo barco.
  • Crie Metas: Elaborar novas metas e objetivos pode te deixar mais motivado com a volta ao trabalho presencial. Tente conhecer novas pessoas, adquirir novas habilidades, passar por novas experiências.
  • Pense no melhor para você no momento: Todos temos níveis de desconfortos diferentes, então se você não se sente seguro para voltar ao presencial ainda, converse sobre fazer a transição aos poucos. Enquanto isso, pense em como melhorar seu ritmo respeitando o seu tempo, pouco a pouco.
  • Pense no seu conforto: O home office traz muita flexibilidade para o dia a dia. Então, busque maneiras de manter em sua rotina os aspectos positivos que você criou nesse período de teletrabalho.
  • Conte com o apoio da psicoterapia: Nesses casos, psicoterapia é uma ótima forma de superar os seus medos e traumas. Você poderá expressar os suas inseguranças e aprender lidar melhor com a ansiedade.

Para ler mais sobre o assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *