Anorexia
O que é Anorexia?
A anorexia é um distúrbio alimentar que resulta em perda excessiva de peso e magreza extrema, podendo afetar gravemente a saúde. Uma das principais características da anorexia é a maneira distorcida de como a pessoa enxerga o próprio corpo.
Quem possui anorexia acredita que está sempre acima do peso, mesmo quando esta imagem é irreal e o peso corporal está anormalmente baixo. Pessoas com anorexia controlam de forma excessiva o próprio peso e forma, restringindo severamente a quantidade de alimentos que ingerem, colocando a saúde como um todo em grave risco.
Engana-se quem pensa que a anorexia é um problema apenas sobre comida. Ela é uma doença com origem fisiológica e psicológica, que pode provocar baixas na imunidade, além de enfraquecer os músculos, ossos, provocar arritmia cardíaca e convulsões, por exemplo, podendo ser até fatal.
Quais as causas da Anorexia?
Não se sabe a causa exata da anorexia. O que se sabe é que esta doença é o resultado de uma combinação de fatores biológicos (tornando algumas pessoas mais propensas a desenvolver a doença), psicológicos (quando a pessoa já possui traços de outras doenças mentais como ansiedade e distúrbio obsessivo-compulsivo, por exemplo) e ambientais (pressão de familiares e colegas que favorecem o surgimento da anorexia).
Quais os fatores de risco para a Anorexia?
Apesar de a anorexia ser mais comum no sexo feminino, meninos e homens também podem desenvolver a doença. Por isso é preciso ficar atento aos principais sintomas de risco:
- Propensão genética;
- Busca constante por um ideal de beleza irreal;
- Presença de outros distúrbios mentais como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo;
- Problemas hormonais;
- Baixa autoestima;
- Perfeccionismo.
Sintomas da Anorexia
Em geral os sinais mais evidentes da anorexia incluem além da restrição excessiva alimentar, questões emocionais e comportamentais, que envolvem uma percepção irreal do peso corporal e um medo extremamente forte de engordar.
É preciso ficar atento: nem sempre é possível visualizar a perda de peso, uma vez que é comum para as pessoas com anorexia disfarçar sua magreza, hábitos alimentares ou problemas físicos.
Perda de peso acentuada, estar sempre preocupado com a dieta e não ter apetite, mentir sobre a quantidade de alimento ingerido, medo extremo de ganhar peso e exagerar nos exercícios físicos são alguns dos principais sintomas.
Diagnóstico da Anorexia
O médico realiza vários testes e exames para descartar possíveis causas médicas para a perda de peso e verificar se há complicações relacionadas, além de solicitar uma avaliação psicológica, indispensável para um diagnóstico correto de anorexia.
Tratamentos para a Anorexia
De forma geral, pessoas com anorexia inicialmente recusam tratamento. Para elas, permanecer magro é melhor do que se manter saudável. Por isso é preciso uma intervenção o quanto antes, evitando complicações severas e até fatais.
O tratamento para a anorexia é realizado em conjunto com médicos, profissionais de saúde mental e nutricionistas especialistas em transtornos alimentares. Vale destacar que a psicoterapia é de extrema importância para a recuperação contínua do paciente.
O objetivo da psicoterapia é ajudar o paciente a aceitar e incorporar hábitos alimentares mais saudáveis, uma vez que a maioria das pessoas com anorexia reluta em recuperar o peso e trabalhar a imagem corporal. Por isso, geralmente, a terapia é realizada em família, quando há uma mobilização em torno do paciente para que consiga fazer melhores escolhas em relação à saúde, bem como individualmente, normalizando os padrões e comportamentos alimentares, mudando crenças e pensamentos distorcidos que mantêm uma alimentação restritiva.
Medicações para a Anorexia
Não existe nenhum medicamento específico para tratar anorexia. De todo modo, antidepressivos ou medicamentos para reequilibrar a bioquímica cerebral, podem ser prescritos pelo médico psiquiatra.
Prognóstico da Anorexia
Um dos maiores desafios da anorexia é que as pessoas podem recusar o tratamento ou achar que não precisam mais de ajuda. Mas é preciso ter em mente que, sem os devidos cuidados médicos, cerca de 10% das pessoas com anorexia grave morrem.
Entretanto, com auxílio médico especializado, as pessoas, que conseguem recuperar a maior parte ou todo o peso perdido, além de tratar os problemas hormonais e outros problemas físicos resultantes da doença.
Convivendo com a Anorexia
Algumas medidas simples podem ajudar a conviver com este distúrbio:
- Siga o plano médico e a dieta elaborada pelo nutricionista;
- Participe de todas as sessões de terapias indicadas;
- Peça ajuda sempre que achar necessário;
- Trabalhe sua auto imagem.
Anorexia tem cura?
Pessoas com anorexia podem se recuperar, mas possuem risco de recaída durante períodos de estresse ou quando enfrenta situações desencadeantes. Por isso, geralmente, mesmo após a alta, a psicoterapia é indicada periodicamente, principalmente nesses períodos. Este acompanhamento ajuda a manter o paciente saudável.
Para agendar uma sessão de terapia, entre em contato pelo whatsapp (11) 93800-6896 ou clique no link:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5511938006896
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971
- Especialista em Medicina Comportamental - UNIFESP/EPM.
- Advanced Certificate em Terapia Racional Emotiva e Comportamental - Albert Ellis Institute/ New York, USA.
- Especialista em Gestão Emocional nas Organizações : Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Hospital Israelita Albert Einstein e certificada como Instrutora em CEB pelo Santa Barbara Institute da Califórnia.
- Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS).
Núcleo de Stress - CRP: 06/652/J