Você sente que, em seu relacionamento, há uma extrema dependência do seu parceiro ou vice-versa? Fique atento.
Na codependência uma das partes de um relacionamento sente a necessidade extrema de servir ou ajudar seu parceiro. Por isso, muitas vezes, a pessoa se coloca em situações muito delicadas e intoleráveis apenas para se sentir necessária.
Esse transtorno pode impedir o desenvolvimento de um relacionamento feliz e saudável para ambas as partes. Além disso, é capaz de impossibilitar que as partes do casal funcionem de forma autônoma, fazendo com que as duas pessoas dependam do relacionamento para não se sentirem vulneráveis.
Mas, como saber se você sofre com a codependência? Alguns sintomas comuns são:
- Falta de limites: Nesse tipo de relacionamento os limites não são respeitados, assim não existe um espaço individual para cada um.
- Falta de autonomia: A pessoa sempre vai querer tomar decisões por você, seja sobre suas finanças, sua vida social e seus hábitos, fazendo você perder o controle da sua vida.
- Necessidade de aprovação: Você sempre vai buscar mais a aprovação do seu parceiro(a) para suas atividades do dia a dia..
- Incentivo a comportamentos negativos: Nesse tipo de relacionamento, a pessoa co-dependente tende a incentivar comportamentos negativos do outro, para que depois tenha a oportunidade de ajudá-lo. Por outro lado, o codependente passa por situações abusivas onde o outro o mantém refém, reforçando seus comportamentos de ajuda, pedindo e exigindo a presença constante o outro.
Para ler mais sobre o assunto, acesse esse link.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971