A ilustração apresenta uma menina de braços cruzados e triste, enquanto pensa na balança, representando o tema da ansiedade relacionado a obesidade.

É fato que os números da obesidade cresceram muito durante o período de isolamento social. E agora, de acordo com dados divulgados pela OMS, ela afeta cerca de 1 bilhão de pessoas pelo mundo. Mas, você sabia que a ansiedade grande tem influência sobre essa situação?

Basicamente, existem dois principais motivos que interligam ansiedade e ganho de peso:

  •  A pessoa que sofre com ansiedade tem tendência a comer compulsivamente ou beliscar mais, a preferir alimentos que trazem a sensação de alívio do estresse, ou seja, doces e comidas gordurosas;
  •  Os picos de ansiedade e de estresse liberam alguns hormônios, como cortisol e adrenalina, que fazem o corpo entregar mais energia para os músculos. Assim, o sistema nervoso entende que o paciente precisa de mais energia para o dia a dia e faz ele consumir mais comida.

Por isso, em muitos casos, o tratamento para obesidade precisa estar associado ao controle da ansiedade e gestão do estresse para trazer resultados ao paciente.

Então, se você está passando por essa situação, a sua melhor opção é contar com a ajuda de um tratamento multidisciplinar! Com ele, será possível conquistar resultados positivos em várias áreas da sua vida e você ainda pode encontrar o ponto de equilíbrio para sua saúde física e emocional.

Para ler mais sobre esse assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *