foto de uma criança com as mãos no rosto

Quando seu filho evita atividades que antes gostava de ir, começa a não querer ir para a escola, está fazendo birras frequentes, com dificuldade em se concentrar, com alterações no sono, energia, apetite e humor, você acha que é apenas manha? Preste atenção: pode ser ansiedade.

Apesar de já termos avançado muito no que se diz respeito à infância, infelizmente, hoje, ainda há uma tendência em negligenciar os sentimentos das crianças.

Mas é preciso cuidado e respeito para reconhecer que tem algo mais grave afetando as atividades diárias do seu filho e buscar ajuda. Este olhar mais atento é fundamental para evitar que o transtorno da ansiedade permaneça na vida adulta.

Existem diferentes possíveis causas para a ansiedade infantil como os estímulos do ambiente em que a criança está, exposição a situações estressantes, predisposição genética e eventos traumáticos, por exemplo.

A boa notícia é que os transtornos de ansiedade são altamente tratáveis.

Uma das principais abordagens terapêuticas é a terapia cognitivo comportamental, em que as crianças e adolescentes aprendem relaxamento, controle do estresse, maneiras mais úteis de pensar sobre os próprios medos e preocupações, bem como estratégias construtivas de enfrentamento para gerenciar a ansiedade, diminuindo gradativamente os sintomas.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Saiba mais sobre ansiedade acessando este link: https://www.nucleode-stress.com.br/ansiedade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *