A ilustração apresenta duas mulheres gritando uma com a outra, representando um relacionamento tóxico.

Estar preso em um relacionamento tóxico, com uma pessoa que não te faz bem, é muito pior do que estar sozinho.

Os relacionamentos saudáveis tem como base o respeito, confiança, carinho e reciprocidade. Mas, quando isso não acontece, a relação pode se transformar em algo tóxico e abusivo, sem que você perceba.
Para aprender a identificar e se livrar de um relacionamento que te faz mal é importante que você esteja atento a alguns sinais:

Ciúme Excessivo: Esse é o sinal mais comum em relacionamentos tóxicos. Nesses casos, o parceiro passa a querer controlar a sua vida, que roupa você vai vestir, para onde você vai sair, com quem você vai conversar. E isso não é certo!

Falta de honestidade: Óbvio que cada um tem seu passado e um segredo que prefere guardar. Mas, quando o parceiro cobra de você uma honestidade que não é recíproca, a confiança passa a não existir.

Estresse recorrente: É claro que todos os relacionamentos passam por momentos de estresse. Mas, nas relações abusivas as situações de estresse são mais frequentes, qualquer detalhe é motivo para brigas e discussões.

Falta de apoio e respeito: Em relacionamentos abusivos, é comum que o parceiro tente te diminuir a todo momento e não te apoie. Além disso, seus compromissos e suas relações não são respeitados.

Ao passar por situações como essas, é muito importante que façamos uma avaliação . Pergunte-se: “esse relacionamento está realmente me fazendo bem?”. Se a resposta for “não”, é hora de buscar ajuda para tomar a decisão de abrir mão desse tipo de relação.

Para ler mais sobre o assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *