A ilustração apresenta uma mulher tendo uma explosão de raiva, representando o tema do transtorno explosivo intermitente.

Responsável por atingir cerca de 2,7% da população mundial, o transtorno explosivo intermitente (TEI), muitas vezes, pode ser confundido com um ataque de raiva. Entretanto, eles são diferentes!

O TEI é caracterizado por explosões de raiva muito desproporcionais, que levam a pessoa a não ter controle de suas próprias ações. Nesses casos, uma situação muito simples pode causar uma explosão de raiva com proporções muito grandes, com ameaças, ofensas, destruições e até agressões físicas.

Assim, ele se difere de um ataque de raiva por uma principal razão: a frequência. Basicamente, enquanto o ataque de raiva ocorre em alguns momentos isolados, esse transtorno pode ocorrer, ao menos, duas vezes na mesma semana.

Mas, existem outros sintomas que podem indicar que alguém está sofrendo com esse quadro. Entre eles, é possível citar:

Descontrole sobre as atitudes, sentimento de raiva sem motivo aparente, agressões (físicas ou verbais) sem razão, irritabilidade, batimentos cardíacos descontrolados ou tremores no corpo e sentimento de culpa após o a explosão de raiva.

Então, se você está sofrendo com esses sintomas ou conhece alguém que está passando por essa situação, busque ajuda de um psicólogo! Assim, será possível obter um diagnóstico e iniciar o tratamento para cuidar da saúde emocional!

Para ler mais sobre o assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *