Como já sabemos, contar com uma boa qualidade de sono está diretamente relacionado com nossa saúde física, já que isso pode ajudar em questões como controle do apetite, prevenção de doenças cardíacas e aumento da disposição.
Mas, você sabia que isso também está totalmente relacionado com a saúde mental? De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Otago, Nova Zelândia, ter um sono de qualidade é o principal pilar da saúde mental.
No estudo, onde o comportamento de aproximadamente 1.110 pessoas, com a idade entre 18 e 25 anos, foi analisado, notou-se que, quando temos um sono de boa qualidade, temos tendência a apresentar menos pensamentos ou sentimentos negativos e mais pensamentos positivos.
Por isso, ter um sono revitalizador, no qual dormimos de oito a doze horas por dia e acordamos totalmente descansados, é muito importante reduzir os sintomas depressivos, repor as energias, renovar o corpo e a mente e, com isso, estar pronto para enfrentar as atividades do dia a dia com mais leveza e bem-estar.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971