A dependência emocional é um transtorno que afeta diversas pessoas no mundo. Nela, a pessoa demonstra um apego emocional muito forte por alguém, o que o leva a sentir que precisa da presença dessa pessoa para viver, realizar suas atividades diárias, ter motivação e até para ser feliz.
Ao contrário do que muitos pensam, a dependência emocional pode ocorrer tanto em relacionamentos amorosos, quanto em amizades ou relacionamentos familiares. Já que, na maior parte das vezes, o dependente emocional tem dificuldades para manter relacionamentos saudáveis e equilibrados com as pessoas, por conta de questões como baixa auto aceitação e medo de rejeição.
Existem algumas características que são comuns entre pessoas que apresentam quadro de dependência emocional. Entre elas, podemos citar a dificuldade de tomar decisões, o ciúme excessivo, a insegurança, o medo de estar sozinha ou de ser rejeitada e, como já dito, a baixa auto aceitação. Além disso, geralmente, o dependente é submisso, manipulável e sente-se responsável em realizar as expectativas dos outros.
Por esse motivo, se você sentir que está passando por essa situação, é fundamental que você busque ajuda especializada! Dessa forma, com o apoio da psicoterapia, você poderá melhorar sua segurança emocional e seu bem-estar.
Para saber mais sobre problemas nos relacionamentos, acesse este link.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971