Ilustração de uma homem sentado, com semblante preocupado, demonstrando desequilíbrio emocional. Acima da cabeça dele há dois balões com dois pontos de exclamação em cada um.

Insegurança emocional é o termo utilizado quando um indivíduo pensa constantemente que não é bom o suficiente, não é amado ou é inútil. Tais pensamentos são desencadeados por crenças sobre si que o indivíduo vai construindo desde muito cedo, baseados em suas experiências e na interpretação que faz delas e das situações em geral.

Alguns acontecimentos podem tornar o indivíduo vulnerável, gerando instabilidade emocional. É aí que a insegurança se instala e vai ganhando espaço.

Por isso, a insegurança emocional afeta diretamente as relações pessoais, profissionais, sociais e amorosas.

A insegurança emocional costuma se manifestar através de sintomas como pessimismo, vulnerabilidade, arrogância, fobia social, egocentrismo, ciúme excessivo, baixa autoestima, entre outros.

Deste modo, a pessoa que convive com o sentimento pode apresentar com frequência algumas características:

  • Ser muito perfeccionista;
  • Ter medo de tomar decisões sozinho;
  • Ter dificuldade para negar situações;
  • Se isolar.

Então, é muito importante estar atento! Essa condição emocional, muitas vezes, está ligada a ansiedade e até a depressão.

Por isso, se você notar que convive regularmente com essas características, é fundamental procurar um acompanhamento especializado. Ele será essencial para que você enfrente suas emoções e consiga superar sua insegurança com força e determinação.

Adriana Furer Barreto
CRP 06/81265
Psicóloga. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Psicologia Hospitalar e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *