Ilustração de um homem executivo em seu trabalho com as mãos na cabeça, demonstrando sentir-se sobrecarregado. Ao seu lado há ícones de gráficos, tabelas, relógio e tempo.

É bastante comum ouvir relatos de pessoas que se sentem sobrecarregadas e que já iniciam seus dias com a sensação de que carregam o mundo nas costas. Esse é um estado que merece muita atenção e pode ter muitos motivos. A sobrecarga emocional pode até se manifestar fisicamente, com sinais como dores de cabeça, alterações de sono, excesso ou falta de apetite e queda de cabelo.

Mas como evitar ou amenizar essa sensação? Aqui seguem algumas dicas de como priorizar sua mente, seu tempo e até seu espaço físico, para reorganizar seu dia a dia. Mas lembre-se de procurar ajuda especializada caso os problemas persistam!

  1. Ajude sua memória: anote ideias, tarefas a serem realizadas ou outros pensamentos;
  2. Priorize atividades de acordo com seu grau de importância e data de entrega. Foque no que realmente importa;
  3. Realize: coloque as ideias em prática;
  4. Aprenda a dizer não. Seja por falta de tempo ou porque você não queira, dizer não é importante para delimitar seu espaço;
  5. Não é necessário? Remova. Isso serve para a mesa de trabalho, para a casa ou para a mente;
  6. Organize. Procure meios de agrupar as coisas que facilitam o seu dia a dia, de acordo com as atividades;
  7. Mantenha objetos importantes em lugares de fácil acesso. Seja em casa ou no escritório, ganhe tempo ao manter objetos que você utiliza com frequência em sua vista.

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *